Blog

14-Ago-2018 16:04
Treino

Quer se inscrever, mas tem dúvida? Especialista em corrida responde

2018, imprensa,
2018

Por Gustavo Luz, Rio de Janeiro

Trace metas, procure uma prova bacana e comece com distâncias mais curtas para ficar com aquela sensação de quero mais. Seu maior desafio é com você mesmo. Se começou a correr há pouco tempo, pode ser que esteja ávido por boas informações. Confira abaixo quatro pontos importantes para você já começar acertando nas escolhas:

Por que competir? Para se desafiar! Quando corredores se reúnem em uma prova, inspiram-se uns aos outros. O entusiasmo pode ajudar corredores de todos os níveis a correrem mais rápido.

Em qual distância devo estrear em provas? Os 5km são uma meta possível para um iniciante, e há provas quase todo final de semana. Uma pessoa sedentária pode completar uma prova dessas com oito semanas de treinos regulares. Você termina bem, sentindo que pode mais e de olho no calendário para marcar a próxima.

Qual o erro mais comum dos novatos nas provas? Largar rápido demais. O meu maior conselho para todos, de todos os níveis e que gostam de competir é fazer a segunda metade da prova mais rápido que a primeira. De 5km à maratona, se conseguir isso, é quase certo que terminar em um bom tempo. Faça seu aquecimento com calma e treine ritmo de largada de prova nos treinos, para que o ritmo dos outros não interfira no seu.

Posso caminhar durante a prova? Sim! A estratégia correr e andar pode ajudá-lo a manter as pernas fortes até o fim da prova e não desacelerar no percurso. E acredite, quando não estamos muito acostumados com uma determinada distância, essa pode ser a estratégia mais eficiente para um tempo final de prova menor. Isso mesmo, você pode até ser mais rápido com alguns trechos de caminhada. Mas é importante que você treine isso para ganhar confiança e descobrir a melhor proporção de corrida e caminhada para o seu caso.
 

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Globoesporte.com | Eu Atleta
Deixe seu Recado