Programa de Ginástica laboral
A ginástica laboral tem por objetivo principal a prevenção de doenças ocupacionais. É a prática do exercício físico orientado. Esse pode ser praticado durante o horário do expediente do trabalho, visando o aquecimento, compensatória, relaxamento e dinâmicas de grupo, ou poderá ser realizado fora do próprio posto de trabalho.
- Ginástica Laboral Aquecimento: realizada no início da jornada de trabalho, ela ativa fisiologicamente o organismo, prepara para o trabalho físico e melhora o nível de concentração e disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a frequência cardíaca. Inclui exercícios de coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade e resistência muscular.
- Ginástica Laboral Compensatória: sua principal finalidade é compensar todo e qualquer tipo de tensão muscular adquirida pelo uso excessivo ou inadequado das estruturas músculo-ligamentares. Tem o objetivo de melhorar a circulação com a retirada de resíduos metabólicos, modificar a postura no trabalho, reabastecer os depósitos de glicogênio e prevenir a fadiga muscular. São sugeridos exercícios de alongamento e flexibilidade, respiratórios e posturais.
- Ginástica Laboral Relaxamento: realizada no final da jornada de trabalho, tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, consequentemente a melhora da função social. São realizadas automassagens, exercícios respiratórios, exercícios de alongamento e flexibilidade e meditação.
Abaixo os principais benefícios e objetivos do programa:
Benefícios para a Empresa
- Prevenção aos L.E.R. / D.O.R.T.
- Integração da equipe.
- Imagem positiva da empresa.
- Aumento da produtividade.
- Diminuição do absenteísmo e afastamentos.
- Diminuição dos custos quanto à licença médica.
- Política de Qualidade.
- Diminuição da procura ambulatorial.
Benefícios para os Colaborado
- Aumento da circulação geral.
- Melhora da oxigenação dos tecidos.
- Promove a saúde e o bem estar físico.
- Aumento da flexibilidade.
- Melhora da postura.
- Aumento da disposição para o trabalho.
- Aumento da autoestima.
- Aumento da integração e socialização.
- Diminuição da fadiga e do estresse.
O programa de ginástica laboral deve ser implantado e implementado após a análise ergonômica e biomecânica e de acordo com cada tarefa existente.
Deixe seu Recado